Como Controlar a Ansiedade Através da Respiração Diafragmática
Hoje eu gostaria de falar com vocês sobre ansiedade e ensinar uma técnica muito eficaz para combater os sintomas relacionados a ela.
Primeira coisa que vocês precisam saber é que a ansiedade é uma capacidade inata do ser humano, ela foi passada por nossos ancestrais.
Ela era e ainda é muito importante para que nós preservemos nossa vida. Precisamos dela para estarmos alertas e prontos para enfrentar os desafios do dia a dia.
Ela se torna um problema ou um transtorno quando a pessoa não consegue mais controlar os sintomas e estes começam a trazer prejuízos, ou seja, atrapalhar as atividades diárias.
Para entender a ansiedade é importante saber como o sistema nervoso funciona. Ele é responsável por controlar a manifestação das emoções em nosso corpo.
Uma parte deste sistema nervoso tem funções autônomas, que regulam as reações automáticas de nosso corpo como respiração, batimentos cardíacos, sudorese entre outros.
Dentro do sistema nervoso autônomo existe dois sistemas que tem ações bem diferentes;
A) O sistema simpático
B) E o sistema parassimpático.
Para ficar fácil de entender podemos pensar que o sistema simpático não é nada simpático, ele desencadeia sintomas de ansiedade como:
- Calafrios
- Dor de barriga
- Tremor nas mãos
- Suor
- Palpitações no coração
- Falta de ar
Já o sistema Parassimpático inibe estes sintomas.
O DSM-5, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais elenca os seguintes transtornos relacionados a ansiedade:
- Transtorno de Pânico.
- Transtorno de Ansiedade Generalizado.
- Fobias. (Medo exagerado de animais, de altura, de voar de avião)
- Transtorno de Ansiedade de Separação.
- Mutismo seletivo. (Medo exagerado de falar em público)
- Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
Qual a ligação disso tudo com a ansiedade?
É a respiração que aciona o sistema parassimpático e interrompe todas as reações exageradas que o sistema simpático emite causando aumento da ansiedade.
Tendo como base todas estas informações fiz um tutorial para ensinar a vocês uma técnica muito eficaz que usa a respiração para controlar a ansiedade.
Esta técnica se chama Respiração Diafragmática.
O diafragma é parecido com um cinto elástico que fica logo abaixo dos pulmões.
É ele que regula a quantidade de ar que vai entrar para os pulmões. Se você respira muito rápido o seu pulmão recebe pouco ar. No entanto se você respira devagar e da maneira correta o diafragma expande, enchendo os pulmões de ar. Desta forma abastecemos nosso corpo com mais ar que é o principal combustível para circulação sanguínea. Nosso cérebro e sistema nervoso ficam cheio de energia para trabalhar.
Então vamos lá!
1 – Fique em uma posição confortável em um local calmo.
2 – Coloque as duas mãos na sua barriga, uma na parte alta da barriga no diafragma e outra na parte baixa da barriga.
3 – Agora você vai passar a puxar o ar somente pelo nariz e soltar com a boca lentamente.
4 – Você vai puxar o ar pelo nariz, contando mentalmente até quatro, lentamente.
5 – Segure o ar por um segundo.
6 – Solte o ar pela boca, contando mentalmente até seis, lentamente.
Faça esta sequência por 10 vezes de uma a duas vezes ao dia. Tenho certeza que vai lhe ajudar muito!
*É importante saber que somente esta técnica não vai resolver o seu problema se você já tiver um transtorno instalado.
Você vai precisar da ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra.
O psicólogo vai lhe ajudar a se conhecer melhor e a identificar o que desencadeou o descontrole das suas emoções gerando uma ansiedade exagerada.
Já o psiquiatra vai lhe medicar o que é muito importante em alguns transtornos relacionados a ansiedade como o Transtorno do Pânico, Transtorno Pós-Traumático ou Fobia Social que causam muitos prejuízos para vida da pessoa.
Com o tempo e com o controle das emoções, através do autoconhecimento e das técnicas que o psicólogo vai ensinar, será possível parar de tomar a medicação e voltar a ter uma vida equilibrada e saudável.
Conheçam nosso canal no Youtube, lá tem um vídeo ensinando a fazer a respiração Diafragmática. Não deixe de se inscrever para acompanhar as postagens.
Curta e compartilhe com amigos para ajudar a difundir a informação.
Comentários